Mensagem do Presidente

O desporto em geral e o futebol em particular são paixão, um fenómeno de linguagem universal.

Colocar essa força e capacidade de mobilização de massas ao serviço de causas sociais e humanitárias foi a matriz para a criação da minha Fundação.

Estava em plena atividade profissional e, associada à minha profissão, estava também a grande exposição mediática. Nesse sentido, sempre tive a consciência de que essa mediatização, o trabalho realizado e a figura de um jogador de futebol profissional era, e é, vista como um “exemplo” para muitas crianças e jovens.

Creio que ter uma conduta socialmente responsável é “missão” de todos, mas reconheço que as figuras públicas, pelo “poder” que têm em impulsionar e desencadear certo tipo de ações e comportamentos, podem certamente prestar um maior auxílio nas várias áreas da sociedade em prol daqueles que mais necessitam.

Por isso o meu objetivo foi colocar em prática essa atitude de responsabilidade social, orientando e unindo esforços, recursos e sinergias para apoio a causas, projetos e atividades dedicadas às crianças e jovens que habitam em Portugal, mas também além-fronteiras e que pertencem a meios mais desfavorecidos, que sofrem de doenças graves ou que se encontram em risco de exclusão social.

O propósito sempre presente é o de realizar um trabalho criterioso, consistente e credível que contribua para a criação de mais oportunidades e para uma melhor inclusão social com a afirmação de uma cidadania que não lhes pode ser negada.

O “legado” é receber e passar, tal como acontece em campo, é partilhar desse amor ao futebol para o amor e respeito à vida.

A todos, deixo o meu convite em nome da Fundação Luís Figo: juntem-se a nós, conheçam o nosso trabalho e deixem-se conduzir pelo sentimento gratificante de ser solidário com as crianças e jovens do Mundo.

PASSA AO PRÓXIMO!
PASS IT ON!

Muito Obrigado,

A Fundação

A Fundação Luís Figo, com sede em Lisboa, foi instituída por escritura pública no dia 13 de março de 2003, no 5º Cartório Notarial de Lisboa como Pessoa Coletiva de Direito Privado de tipo fundacional, sem fins lucrativos, podendo criar delegações ou outras formas de representação em Portugal e no estrangeiro.

A constituição da Fundação Luís Figo veio concretizar a atitude de cidadania e de responsabilidade social que Luís Figo sempre assumiu ao longo da sua carreira, traduzindo a sua preocupação de apoio a causas relevantes em Portugal e além-fronteiras.

Desde a sua criação que a Fundação Luís Figo tem vindo a desenvolver um trabalho relevante e criterioso no âmbito da intervenção social no sentido de alcançar os objetivos que estão na sua origem e que se encontram consignados nos seus estatutos.

Atuando em cooperação com organizações da sociedade civil, empresas privadas e organismos governamentais, a Fundação Luís Figo desenvolve a sua atividade nas áreas da Saúde, Educação, Desporto e Integração Social.

A Fundação Luís Figo apesar de ser uma entidade reconhecida nos termos legais, não goza de qualquer estatuto de utilidade pública, pelo que, não beneficia, nem nunca beneficiou de qualquer apoio ou fundo de natureza pública, nem tão pouco de qualquer isenção ou redução de natureza fiscal ou de previdência.

Luís Figo é o fundador e rosto da Fundação com o seu nome.

Missão

A missão da Fundação Luís Figo assenta no desenvolvimento, implementação e colaboração em causas, projetos e iniciativas que visam contribuir para a melhoria das condições de vida e criação de oportunidades das crianças e jovens mais desfavorecidos. Quer se encontrem nessa condição por motivo de doença, com e sem deficiência, exclusão social ou ainda pela sua situação sócio económica.

Visão

Ser uma referência como entidade promotora da coesão e integração social, geradora de impacto social positivo na construção de uma sociedade mais humanista.

Transparência – Credibilidade – Rigor – Solidariedade – Responsabilidade Social

Órgãos Sociais

Presidente da Fundação

Conselho de Administração

Tomás Vitorino de Castro Froes

Juan Manuel Morales Alonso

José Ricardo Lopes Abrantes

Comissão Executiva

Tomás Vitorino de Castro Froes

Conselho de Curadores

Maria Isabel Torres Baptista Parreira Jonet

Abraão Salomão Kacan Kolinski

Ricardo Manuel da Silva Sá Pinto

Assessora na Direção

Sónia Madeira Martins da Silva Rocha

Fiscal Único

PKF & Associados, SROC, Lda.

Sociedade de Revisores Oficiais de Contas

José de Sousa Santos (ROC n.º 804 / CMVM n.º 20160434)

Contabilidade

Contatraduz