LUÍS FIGO ENTREGA CADEIRA DE RODAS. FUNDAÇÃO LUÍS FIGO E ASSOCIAÇÃO SALVADOR JUNTAS EM AÇÃO DE SOLIDARIEDADE EM MATOSINHOS.
Matosinhos – 12 de Fevereiro. Foi pelas mãos de Luís Figo e na presença de Salvador Mendes de Almeida, que Pedro Smith, de 13 anos, recebeu uma cadeira de rodas de posicionamento que o ajudará a ter uma postura saudável, com vista a tornar mais fácil o seu dia-a-dia.
Bem sentado e posicionado, o Pedro, que sofre de graves deficiências cognitivas e motora, poderá agora brincar e relacionar-se melhor com o mundo que o rodeia.
Com as boas vindas do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, Dr. Pedro Sousa, a ação de solidariedade marcou a parceria entre a Fundação Luís Figo e a Associação Salvador, pois, para Luís Figo, “é com o trabalho conjunto entre associações e fundações que podemos ajudar mais casos dando cada um o seu melhor”.
Ao entregar a cadeira, Luís Figo afirmou que, “Esta cadeira é um dos muitos apoios concretizados pela Fundação Luís Figo, inseridos no projeto “Para Uma Vida Melhor”, que tem por objetivo contribuir para melhorar as condições de vida de crianças e jovens que por motivos de doença ou outras limitações, têm a sua vida condicionada. Esta cadeira, para muita gente, pode parecer uma simples cadeira, mas vai certamente mudar a vida do Pedro e da sua família”.
Numa união solidária, a Fundação Luís Figo financiou a 100% a aquisição desta cadeira, cruzando esta sua missão com a da Associação Salvador, através da plataforma “Preencha esta vida”, uma plataforma on-line, com o objetivo de angariar fundos junto da sociedade civil e empresarial, visando financiar os casos não apoiados diretamente pelo orçamento inicial da Associação, mas que foram validados pelo júri da iniciativa “Ação Qualidade de Vida”, num processo de candidatura anual para atribuição de apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros.
Para Salvador Mendes de Almeida, Presidente da Associação Salvador, “É muito importante a colaboração entre as várias IPSS e os órgãos públicos, para que com as sinergias criadas se possa melhorar a qualidade de vida das pessoas. A Associação tem muitos pedidos, não consegue chegar a todos os casos, mas através desta parceria de solidariedade foi possível responder ao caso do Pedro. Agradecemos esta concretização à Fundação Luís Figo”.
Para além do presente apoio, este Projeto ”Para Uma Vida Melhor”, da Fundação Luís Figo, já permitiu oferecer desde 2010, uma cama elétrica articulada a um menino que sofre de paralisia por espinha bífida, construir uma habitação e equipá-la, permitindo dignificar a vida dos 4 “afilhados” da Fundação Luís Figo em Moçambique, adquirir uma cadeira de rodas a uma jovem que ficou paraplégica devido a um acidente de viação, oferecer equipamentos auditivos e sistemas de apoio à escuta em contexto escolar para jovens com perda auditiva e, associar-se ao Oculista Central da Graça para juntos disponibilizarem 50 pares de óculos graduados a crianças e jovens com graves problemas de visão.