FLF – Um Pequeno Gesto

FUNDAÇÃO LUÍS FIGO APADRINHA 3 CRIANÇAS EM MOÇAMBIQUE

O passado dia 1 de Junho marca o início do apoio dado pela Fundação Luís Figo, à “Um Pequeno Gesto Uma Grande Ajuda”, com o apadrinhamento de 3 crianças em Moçambique.

A parceria estabelecida entre a FLF e a Um Pequeno Gesto, nasce do cruzamento das “missões” das duas instituições, sendo que, ambas trabalham no sentido da promoção da melhoria das condições de vida de crianças e jovens desfavorecidas.
Com o apoio dado pela FLF a estas crianças, o Gércio e o Anselmo, de 9 anos (gémeos) e a Helena Cossa de 16 anos, do Programa de Nhancutse, na Aldeia de Bungane em Moçambique, terão acesso ao que é (deveria) ser considerado “básico” para uma vida digna, a alimentação, com a garantia da entrega de alimentos, a educação, com a frequência escolar, vestuário e as condições de higiene e saúde mínimas.

A família Cossa é uma família de 3 irmãos, filhos de pai incógnito e cuja mãe morreu em Março de 2010, possivelmente HIV. A única família que têm é uma tia que vive perto delas. As crianças são ajudadas pela tia e nenhuma frequentava a escola, mas uma vez integrados no Projecto de Apadrinhamentos da UPG, os gémeos passarão a ir à escola. As crianças têm vivido da caridade alheia.
A Helena, que tem 16 anos, ajuda a Tia Beatriz (irmã da Mãe) na sua machamba e a tia, quando prepara comida na sua casa tenta partilhar alguma coisa com as crianças, que estão sozinhas na sua palhota.

A Um Pequeno Gesto, tem parcerias com responsáveis locais que fazem o levantamento e acompanhamento das necessidades, e se certificam e apresentam comprovativos regulares de que toda a ajuda prestada é direccionada para o propósito/objectivo que foi apresentado e apoiado pelos seus “Padrinhos”.