FUNDAÇÃO LUÍS FIGO APOIA CAMPO DE FÉRIAS IN BIPP
A Fundação Luís Figo apoia as crianças com necessidades especiais, portadoras de deficiência e/ou carenciadas sócio economicamente, que durante os meses de Julho e Agosto irão frequentar, por um período de duas semanas cada uma, a custo zero, o campo de férias IN BIPP 2010.
A acompanhar as actividades deste campo de férias, que decorre na escola EB1 do Estoril, esteve hoje, dia 27 de Julho, a Directora-Geral da Fundação Luís Figo, Dra. Sara Souto.
Este campo de férias inclusivo, promovido pelo BIPP – Banco de Informação de Pais para Pais – tem por objectivo desenvolver actividades que promovam e incentivem a inclusão de todas as crianças em contextos regulares.
Visa dar respostas qualificadas e desenvolver as competências cognitivas e de socialização de crianças e jovens através de actividades recreativas e desportivas onde a praia será o espaço de eleição, mas não só. O apoio da Fundação Luís Figo ao Espaço IN BIPP Férias 2010 consiste em assegurar apoio às famílias das crianças carenciadas, com e sem deficiências, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, no período de interrupção lectiva – Férias de Verão -, promovendo um espaço seguro e de bem-estar que estimule o desenvolvimento qualificado e inclusivo, à medida de cada um.
“Este apoio insere-se nos vários projectos que a Fundação desenvolve para proporcionar momentos pedagógicos e lúdicos a crianças carenciadas ou com incapacidades e que de outra forma não teriam acesso” afirma Sara Souto, Directora-Geral da Fundação Luís Figo. “As férias de Verão devem ser de alegria e felicidade para todas as crianças e este projecto consegue proporcionar esses momentos, bem como a formação e desenvolvimento pessoal daqueles que mais precisam” conclui.
Joana Santiago, Presidente do BIPP, afirma que “Face aos inúmeros pedidos das famílias que procuram o BIPP sentimos a necessidade urgente de criar uma resposta para a inclusão de crianças com necessidades especiais, quer sejam portadores de deficiência ou de carência social. Vivemos ainda numa sociedade repleta de barreiras que impedem a inclusão destas crianças especiais em todas as actividades extra-curriculares prejudicando o seu desenvolvimento e dificultando a gestão familiar em que os pais trabalham e não têm onde deixar os seus filhos por longos períodos de tempo durante o ano.” Concluindo que “Através do apoio da Fundação Luís Figo é possível ao BIPP incluir 50 crianças carenciadas também elas com necessidades especiais, e assim dar uma resposta de integração e de participação activa e significativa de todos”.