FUNDAÇÃO LUÍS FIGO INICIOU HOJE O 2º CICLO DE WORKSHOPS EM PARCERIA SOLIDÁRIA COM AUCHAN DE ALMADA
2º Ciclo de Workshops, com o tema Saúde e Higiene Oral, pretende chegar a algumas centenas de crianças, jovens e adultos com necessidades de saúde e educação especiais de diferentes IPSS da região, e disponibilizar rastreios de Saúde Oral no âmbito do projeto Rica Vida.
A Fundação Luís Figo, através da parceria solidária estabelecida com a loja Auchan de Almada, prossegue com o Ciclo de Workshops Temáticos iniciado no último trimestre do ano passado.
Subordinados a diferentes assuntos, o tema deste segundo ciclo é a Saúde e Higiene Oral.
Este tema será apresentado e dinamizado por um grupo de três formadoras do grupo Auchan Almada, com formação nas áreas de alimentar, saúde e bem-estar, seguindo o mesmo modelo das primeiras sessões: uma primeira parte de exposição sobre o tema adequada aos tipos de públicos e faixas etárias, seguida de um tempo de interação e atividades com os grupos. É depois solicitada a apresentação de um pequeno trabalho a realizar pelos diversos grupos de participantes.
Está ainda programado um momento para a realização de rastreios orais a estes grupos, contando para isso com a colaboração da APPSHO Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral, no âmbito do projeto RICA VIDA, disponibilizando uma unidade móvel que se deslocará às instituições com o objetivo da prestação de cuidados primários numa consulta de Avaliação/Diagnóstico gratuito.
Esta participação é mediada pela Associação AD Sumus (Associação de Imigrantes de Almada) no âmbito do Projeto Bairros Saudáveis (criado pela Resolução de Conselho de Ministros 52-A/2020, de 1 de julho).
As primeiras Instituições a receber este segundo ciclo temático, durante o dia de hoje, foram a CERCISA no período da manhã, com 3 sessões sequenciais, dividas por 3 grupos de participantes, com idades entre os 11 e os 55 anos num total de 48 pessoas, e, à tarde foi a vez da AlmaSã – Centro de Educação Especial de Almada (CEEA) que recebeu as sessões com 2 grupos de participantes, com idades entre os 11 e os 50 anos num total de 18 pessoas.
A Colgate e a Pierre Fabre Oral Care associam-se a esta iniciativa com a oferta de mini pastas de dentes e a L’Oreal com a oferta de sachets Garnier para todos os participantes.
Durante o 1º Ciclo de Workshops, realizado nos meses de novembro e dezembro, foram realizadas diferentes sessões em quatro instituições do Concelho de Almada: no Centro Social e Paroquial de Almada, na CERCISA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Seixal, na Associação Alma Sã e na APPACDM – Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental. Orientadas para diferentes tipos de públicos, desde crianças em idade pré-escolar, jovens e adultos, bem como a pessoas com necessidades de saúde e de educação especiais, estas sessões chegaram a um total de mais de uma centena de destinatários que, após a realização do workshop, elaboraram trabalhos criativos demonstrando o que apreenderam e que saberes adquiriram com a realização da atividade. Desta forma, pretende-se que estes workshops temáticos sejam uma mais-valia de aprendizagem e correspondam a momentos de alegria e diversão para todos os intervenientes.
A Fundação Luís Figo lançou este desafio à loja Auchan de Almada com o propósito de abrir o leque de oportunidades e levar este tipo de atividades a um público-alvo com características mais específicas, permitindo o acesso e a participação em ações que versam sobre temas que dizem respeito ao dia-a-dia de cada um.
O objetivo desta iniciativa é o de disponibilizar novos ensinamentos e pequenas dicas, bem como fazer uma demonstração de boas práticas que todos, em suas casas e em comunidade, devem adotar. Desta forma, a Fundação Luís Figo e a loja Auchan de Almada promovem uma conduta de cidadania mais abrangente, mais equitativa e ativa que conduz a uma melhor e maior integração social.
Na melhoria das relações, está a melhoria do mundo!