O Dia Mundial da Saúde Mental celebra-se a 10 de outubro, com o objetivo de sensibilizar o público para a importância da saúde mental a nível global. Este dia procura destacar a saúde psicológica como uma causa comum que afeta todas as pessoas, independentemente de fronteiras nacionais, culturais, políticas ou sócio-económicas. Combater o estigma e o preconceito que ainda rodeiam as questões de saúde mental é outro dos principais objetivos desta data.
Instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, esta data tem sido fundamental para trazer o tema da saúde mental para o centro das discussões públicas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também considera a saúde mental uma prioridade, enfatizando que este não é apenas um problema de saúde, mas uma questão multidisciplinar que afeta várias áreas da sociedade.
Durante o Dia Mundial da Saúde Mental, são organizados colóquios e eventos dedicados a encontrar soluções para os desafios relacionados com a saúde mental e a coordenar esforços para combater esta realidade. O tema deste ano é: “Dignidade na Saúde Mental: Primeiros Socorros de Saúde Mental e Psicológica para Todos”.
Aumento dos casos de depressão
As perturbações mentais estão em ascensão e, independentemente da sua gravidade, estão entre as principais causas de incapacidade no século XXI. A depressão, em particular, é a segunda maior causa de incapacidade na União Europeia e um dos maiores fatores de risco para o suicídio, o que sublinha a urgência de se continuar a trabalhar para melhorar a saúde mental em todo o mundo.
Passa ao próximo
Pass it on