FLF – Dr. Risadas, Rastreios Orais

LUÍS FIGO ACOMPANHA RASTREIOS ORAIS EM MAIS UMA AÇÃO DA SUA FUNDAÇÃO.

No dia 18 de outubro de 2013, Luís Figo esteve no ATL da Galiza, Estoril, no âmbito do apoio dado pela sua Fundação ao Projeto da Entrajuda, “Dr. Risadas”.

Luís Figo acompanhou os rastreios feitos às dezenas de crianças presentes.

“Dr. Risadas” é o mais recente projeto apoiado pela Fundação Luís Figo, promovido pela Entrajuda e operacionalizado pela associação “Mundo a Sorrir”, que tem como foco principal a prevenção e tratamento dentário, essencial para o bom desenvolvimento e crescimento saudável das crianças.

Desde Abril de 2013 que conta financeiramente com o apoio da Fundação Luís Figo e serão cerca de 3400, as crianças rastreadas em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), de norte a sul do país, a quem a Fundação Luis Figo oferece também pastas dentífricas e escovas de dentes.

Estas crianças que são sensibilizadas para a necessidade de cuidarem dos dentes e da boca, terão ainda apoio continuado através da realização de consultas de rotina semestrais e, quando necessário, encaminhamento para tratamento dentário.

«O cuidado com a saúde da boca e dos dentes é fundamental para as crianças adotarem hábitos de higiene desde pequenos. A Fundação Luís Figo apoia este projeto, pois sabemos que, muitas crianças, infelizmente pela sua condição socioeconómica, não têm acesso e algumas vezes também não têm conhecimento, da importância que tem a saúde oral para o seu bem-estar presente e futuro.» refere Luís Figo.

A sensibilização e aprendizagem para a saúde oral desde criança são primordiais, pois ao adotarem hábitos de higiene desde tenra idade, garantem a saúde da boca e dentes, evitando não somente o desenvolvimento de patologias como também a exclusão social, a qual poderá mais tarde gerar um eventual entrave no mundo do trabalho.

«Combater a pobreza e promover a inclusão social passa por diversos fatores entre os quais a criação de hábitos de saúde e higiene oral. Crianças com dentes mais sãos e que aprendem a cuidar de si, têm garantidamente melhores resultados escolares, ou seja, podem ter um futuro mais risonho. O projeto Dr Risadas tem precisamente essa missão e graças ao apoio da Fundação Luis Figo foi possível alarga-lo a mais 3400 crianças carenciadas. Para que possam deixar de o ser», realçou Isabel Jonet, presidente da ENTRAJUDA.